quarta-feira, 9 de junho de 2010

UVA - História Econômica Geral e do Brasil

Saudações

Estou muito feliz por iniciarmos essa disciplina, momento este que nos trará muito aprendizado e experiência. A partir desse sábado iniciaremos efetivamente nossos momentos juntos, para tanto, se faz necessário que vocês tenham a leitura de quatro textos iniciais, assim poderemos por em dia nosso cronograma/plano de ensino que justamente teve que ser alterado em razão das homenagens póstumas ao colega Gilvan (Vocês podem baixar o Plano de Curso modificado aqui). Como nosso primeiro encontro foi tão apressado, não me lembrei dos outros textos, por isso, solicito que vocês baixem os textos no link indicado e façam a devida leitura para as discussões em sala.


2º Encontro – 12/06


CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). “História Econômica”. IN: Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.(versão eletrônica p. 53-75).


SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. “Urbanização Pré-capitalista” e “A urbanização sob o capitalismo”. IN: Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 1994. (versão eletrônica p. 11-41).


HUBERMAN, Leo. História da riqueza do Homem. Rio de Janeiro: LTC, 1986.


BRESCIANI, Maria Estela. Londres e Paris no Século XIX: O espetáculo da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1987.


GIDDENS, Anthony. “As dimensões institucionais da modernidade”. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991, p. 61-82.


Sugiro que vocês baixem o ebook Um toque de Clássicos e leia a parte sobre Karl Marx, pois muitos dos conceitos usados nos textos que vamos ler foram elaborados por ele.


Me mandem seus e-mails, para que eu possa fazer a lista.


Até sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário