sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O que é História e para que serve?

Estabelecer conceito é algo bastante difícil, firmar um para a História é ainda mais, pois desde o seu início aos dias atuais, esta área do conhecimento transformou-se, verificou suas próprias limitações e abriu novas possibilidades. Conceito geralmente é usado para algo que não muda e a História nunca foi imutável.
“a História é uma ciência, mas uma ciência que tem uma de suas características o que pode significar sua própria fraqueza, mas também sua virtude, ser poética pois não pode ser reduzida a abstrações, a leis, a estruturas.” (BLOCH, Marc. Apologia à História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro, Zorar, 2001, p.19)
O que podemos fazer é tentar entender o que a História estuda, investiga e se propõe. Portanto, sabendo que é uma ciência humana, pois possue um método, regras e responsabilidades, estuda as mudanças e as permanências nas ações e nas formas de pensar do ser humano através do tempo. Investigar o passado através de vestígios como um detetive, é tentar descobrir como as formas de agir e de pensar de uma época mudaram ou continuaram nos influenciado até os dias atuais.
Entender a história é compreender a si próprio e a nossa sociedade, mas também, avaliar de que forma os erros do passado podem nos ensinar e se possível evitar suas repetições. A História é a busca do vivido, esse vivido através do qual traçamos nossa própria existência, não significando estudar o passado pelo passado, há possibilidade pelo próprio presente e suas necessidades futuras. Por tanto a História alcança um patamar significativo na construção do futuro, fazendo um dialogo com o passado e o presente em suas situações e soluções específicas, ensinando a complexidade do real, sua diversidade, suas especificidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário