domingo, 20 de junho de 2010

Tecnologias Digitais e Mediação Pedagógica - COBESC

II Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea - COBESC
De 14 a 17 de junho de 2010 na UFCG
Tema: Processos Pedagógicos e Produção do Conhecimento

http://www.cobesc.com.br/

Tecnologias Digitais e Mediação Pedagógica
A prática pedagógica vem sendo constantemente ressignificada nas últimas décadas, suscitando uma didática que contemple práticas sociais, de cidadania e de inclusão dos educandos no mundo das Tecnologias Digitais. Por isso, serão evidenciadas nesse mini-curso as potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem para além da assimilação dos conteúdos, potencializando a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades de comunicação e de produção sob diversas formas de linguagens, sejam escritas, hipertextuais e audiovisuais presentes no universo prático e simbólico dos alunos inseridos na atual e excludente Sociedade da Informação. Para tanto, destacaremos três perspectivas em nosso mini-curso: as abordagens teórico-metodológicas das Tecnologias Digitais sob o foco pedagógico, o uso de aplicativos voltados para aprendizagem e as potencialidades da internet como ferramenta didática e de produção colaborativa. Nessas práticas discursivas existem interações verbais e visuais vivas, onde é possível desenvolver habilidades e competências de forma significativa e levar consequentemente a uma maior apropriação dos temas a serem debatidos, organizados e apreendidos a partir da mediação pedagógica e da criação de situações de aprendizagem.

Áudio da Ementa

Agradecimentos

Estou muito feliz pelo sucesso do mini-curso no COBESC e vocês são os responsáveis por isso. Espero ter atendido as expectativas de todos, eu fiquei muito realizado, pois os questionamentos e as impressões advindas e demonstradas me deixaram a satisfação de dever cumprido. Desculpem-me a demora para postar o material, mas é muito interessante disponibilizá-lo já que se trata de um trabalho de formiguinha, aos poucos poderemos modificar nossas práticas pedagógicas e influenciar o trabalho de outros colegas também rumo a uma atividade decente em convergência com as atuais necessidades da sociedade e promoção da inclusão. Deixem seus comentários, críticas e sugestões sobre o mini-curso, isso nos ajudará a (re)pensar muitas questões.

Obrigado a todos e todas



Download dos arquivos:

Apostila do Mini-curso


Links para serviços gratuitos de armazenamento e publicação.
É só fazer o cadastro e aproveitar os serviços.

- Islide - http://www.slide.com
Para fazer apresentações com fotos e colocar molduras em vídeos.

- Youtube – http://www.youtube.com/
Página onde os vídeos produzidos fiquem acessíveis e estejam disponíveis.

- Drive Virtual – www.4shared.com
Onde se possam armazenar os arquivos e disponibilizá-los para baixar

- Podcast – www.podcast1.com.br
Onde os arquivos de áudio possam ser armazenados, publicados e facilmente acessados sem necessidade de baixar o arquivo.

- Islide shared – www.islideshared.net
Ambiente virtual onde as apresentações em Power Point podem ser armazenadas, publicadas e estejam acessíveis sem a necessidade de baixar o arquivo –

Artigos relacionados:

Uso de ferramentas de aprendizagem na internet

Uso do Youtube como ferramenta de aprendizagem

Mediação pedagógica em ambientes virtuais

Docs como experiência de produção

Mediação pedagógica

Blog como ferramenta didática

Games na sala de aula

Webquest como ferramenta de pesquisa

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Simulado - UEPB Pré-vestibular

Pessoal do Pré-vest UEPB, aqui vocês podem baixar o simulado do último dia 11 de junho. Quem não foi neste dia, baixe o arquivo, imprima e resolva as questões que iremos corrigir coletivamente na próxima aula.

http://www.4shared.com/document/S15NEupd/SIMULADO_PREVEST_06-2010.html

Até lá

Galera do 9º ano - Alternativo

Neste Link vocês podem baixar ou visualizar o arquivo com o resultado das atividades do II Bimestre. A tabela informa quem ficou em Recuperação nesse último bimenstre, para quem ficou, os assuntos são os mesmos do Mini-teste e da Atividade Bimestral.


http://www.4shared.com/document/yEgP4RV5/Recuperaes_9_ano_2_bimestre_20.html

quarta-feira, 9 de junho de 2010

UVA - História Econômica Geral e do Brasil

Saudações

Estou muito feliz por iniciarmos essa disciplina, momento este que nos trará muito aprendizado e experiência. A partir desse sábado iniciaremos efetivamente nossos momentos juntos, para tanto, se faz necessário que vocês tenham a leitura de quatro textos iniciais, assim poderemos por em dia nosso cronograma/plano de ensino que justamente teve que ser alterado em razão das homenagens póstumas ao colega Gilvan (Vocês podem baixar o Plano de Curso modificado aqui). Como nosso primeiro encontro foi tão apressado, não me lembrei dos outros textos, por isso, solicito que vocês baixem os textos no link indicado e façam a devida leitura para as discussões em sala.


2º Encontro – 12/06


CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). “História Econômica”. IN: Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.(versão eletrônica p. 53-75).


SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. “Urbanização Pré-capitalista” e “A urbanização sob o capitalismo”. IN: Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 1994. (versão eletrônica p. 11-41).


HUBERMAN, Leo. História da riqueza do Homem. Rio de Janeiro: LTC, 1986.


BRESCIANI, Maria Estela. Londres e Paris no Século XIX: O espetáculo da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1987.


GIDDENS, Anthony. “As dimensões institucionais da modernidade”. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991, p. 61-82.


Sugiro que vocês baixem o ebook Um toque de Clássicos e leia a parte sobre Karl Marx, pois muitos dos conceitos usados nos textos que vamos ler foram elaborados por ele.


Me mandem seus e-mails, para que eu possa fazer a lista.


Até sábado