sexta-feira, 21 de maio de 2010

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

Em minhas peregrinações no ciberspaço encontrei esse vídeo de uma palestra proferida pela escritora/romancista nigeriana Chimamanda Adichie, sua fala traz a luz os perigos de uma única história. Ela discorre sobre a visão racista e preconceituosa que temos de outros países e das pessoas que nestes vivem, em grande medida, essa visão é construída com base nos olhares estereotipados dos filmes, da literatura e da televisão. Muito bacana, assistam e comentem.

O vídeo é em inglês, mas é possível colocar legendas em português selecionando o idioma em "view subtitles" na barra do vídeo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Inquisição na Bahia e na Paraíba

Nestes dias estive comentando sobre a atuação da Inquisição no Brasil, em especial na Paraíba, e citei a entrevista com o antropólogo Luiz Mott e o livro A Paraíba nos 500 anos do Brasil. Segue então os links para a dita entrevista e o livro. Com relação aos vídeos, assista na ordem em "vídeos relacionados", no caso do livro, vá ao tópico "A Inquisição na Paraíba" para leer sobre esse assunto, mas perceba também que tantas outras temáticas de nossa história são abordadas. Divirtam-se.

A Paraíba nos 500 anos do Brasil

Luiz Mott no Jô Soares