sábado, 27 de março de 2010

FILME - O Descobrimento do Brasil (1937)

DIREÇÃO: HUMBERTO MAURO
GÊNERO: AVENTURA
ÁUDIO: PORTUGUÊS
LEGENDA: S/L

Download:
TAMANHO: 717 MB em FORMATO: AVI - Torrent

TAMANHO: 258,38 MB em FORMATO: RMVB

SINOPSE: Transcrição fílmica da "Carta de Achamento do Brasil", escrita pelo escrivão da frota, Pero Vaz de Caminha. Clássico do cinema nacional que narra a chegada do navegador português Pedro Alvares Cabral ao Brasil. Uma das características do filme foi a reconstituição, em tamanho natural, da nau capitânia de Cabral, construída dentro dos estúdios da Cinédia.

Assista uma pequena parte do filme:

Humberto Mauro from Carol Cavalcanti on Vimeo.

Curiosidades
- Baseado na carta de Pero Vaz de Caminha
- Regravações e cópias: Brasil Vita Filme.
- Exteriores: Ilha do Governador, praia da Freguesia, Campo Grande (derrubada do jequitibá) e Ilha d'Água.
- O filme, patrocinado pelo Instituto de Cacau da Bahia, estreou no Palácio Teatro do Rio de Janeiro a 6 de dezembro de 1937.
- A 30 de novembro houve uma sessão especial para autoridades e convidados. Uma das características do filme foi a reconstituição, em tamanho natural, com detalhes, da nau capitânia de Cabral, construída diante dos camarins da Cinédia, assim também como as miniaturas, por José Queiroz. Já anteriormente, em "Bonequinha de seda", o mesmo técnico havia feito as miniaturas superpostas no ângulo da câmera.
- Foi exibido em Portugal, merecendo elogios dos jornais O Século e Diário de Notícias.

Imagens fílmicas e artísticas:






"Conheça o primeiro relato que descreve o Brasil e tenha uma aula de
história com escritos do descobrimento."

A Carta, de Pero Vaz de Caminha, é um documento que faz parte da história do Brasil e que traz o primeiro relato que descreve as terras do nosso país sob o olhar dos europeus.
É uma ótima leitura para quem gosta de História, quem está em época de vestibular e também para quem aprecia literatura em geral.
Embora a carta não seja considerada como uma forma de literatura propriamente dita, os escritos deixados pelo português Pero Vaz de Caminha com o intuito de descrever a terra recém-descoberta ao rei de Portugal trazem muito da chamada "literatura informativa", a qual caracteriza os primeiros escritos produzidos no Brasil, quando ele sequer era chamado assim.
A carta apresenta informações detalhadas sobre a impressão que os portugueses tiveram ao chegar no Brasil, incluindo descrições sobre os habitantes nativos, a natureza exuberante e revelando muito sobre os interesses dos portugueses nessa terra.
O arquivo pode ser baixado (http://www.baixaki.com.br/download/a-carta-pero-vaz-de-caminha.htm) e está no formato PDF, podendo ser lido integralmente no seu navegador, não apresentando muitas páginas.