sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Guerra do Paraguai

Separei aqui para a leitura e apreciação de vocês alguns vídeos e informações preciosas sobre o "Genocídio Americano" ocorrido durante a Guerra do Paraguai (1865-1870).

divirtam-se:

Sobre a Guerra: http://hid0141.blogspot.com/2009/02/guerra-do-paraguai.html

Sobre o Batalhão dos Zuavos: http://www.palmares.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=176

Pinturas da Guerra: http://www.achetudoeregiao.com.br/atr/Guerra_do_paraguai.htm

Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=-KCgi84Zrwo depois é só seguir a ordem em "vídeos relacionados".

Criança, a alma do negócio (Brasil)


Por que seu filho sempre pede um brinquedo novo? Por que minha sua quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que seu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que vc comprou maquiagem para sua filha se ela só tem cinco anos? Por que seu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que vc não consegue dizer não? Ele pede, vc compra e mesmo assim seu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo? Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumas. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

Versão reduzida do vídeo:



Link para download completo do filme "Criança a Alma do Negócio":

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Compartilho com todos essa leitura

Nas minhas pesquisadas encontrei esse texto (indicação no final), eu seria irresponsável se não compartilhasse com vocês.

"Certamente se Gilberto Freire, sociólogo e cientista político, nascido no Recife em 15 de março de 1900, e falecido em 18 de setembro de 1987, estivesse vivo nos dias atuais teria dado continuidade a duas das suas mais significantes obras: Casa-grande & Senzala e Sobrados & Mocambos. E com certeza lançaria Refavela.

Em Casa-grande & Senzala, livro publicado no Rio de Janeiro em dezembro de 1933, Gilberto Freire faz uma abordagem inovadora da vida familiar, dos costumes públicos e privados, das mentalidades e das inter-relações étnicas que revelam um painel envolvente e instigante da formação brasileira no período colonial. Da arquitetura real e imaginária da casa-grande e dos fluxos e refluxos do cotidiano da família patriarcal, emergiram traços da convivência feita de intimidade e dominação entre senhores e escravos e entre brancos, pretos e índios que marcaram para sempre a sociedade brasileira.

Anos depois, também no Rio de Janeiro, Freie publicou outro ensaio que trata da relação de poder e hierarquia social que existia entre os senhores de engenho e escravos. Em 1936, ele publica o livro que é uma continuação da série iniciada com Casa-Grande & Senzala: Sobrados e Mocambos. Nesse livro, o sociólogo e cientista político avalia o declínio do patriarcalismo rural do século XIX. Enfraquecida pelo declínio da escravidão e pressionada pelas forças da modernidade que vem de fora, a aristocracia se vê obrigada a trocar a casa-grande pelos sobrados urbanos, enquanto seus ex-escravos saem das senzalas e instalam-se nos casebres de barro e palha dos bairros pobres das cidades.

Após quase sete décadas da publicação de Casa-Grande & Senzala e Sobrados & Mocambos, essas obras continuam repercutindo no imaginário acadêmico não apenas nacionalmente como também no exterior. Os livros, como queria o autor, se mantêm vivos e contemporâneos, mostrando a relação de poder nos sistemas político, administrativo, social, religioso e cultural do povo brasileiro. As publicações ainda se consagram como obras fundamentais do pensamento da sociedade no Brasil.

Atualmente, as relações de poder continuam as mesmas. Por um lado, o senhor de engenho passou a ser o empresário detentor dos meios de produções se refugiando nos edifícios da alta sociedade. Por outro, existem os empregados que deixaram de ser “escravos” e passaram a vender a sua mão-de-obra para os patrões, onde habitam nas margens dos rios com suas palafitas.

Com isso, percebe-se facilmente que a dicotomia de relação de poder e hierarquização político-social existente entre senhor e escravo, patrão e empregado continua acesa no imaginário de ambos e incrustada no mais profundo sentimento humano, mostrado que, embora os tempos mudem e as situações também, o sentimento humano de dominação e superioridade em relação ao outro continua, pois o que muda, de fato, são as categorias. Os atores sociais continuam os mesmos.

Por isso, Refavela é um vídeo documentário que foi realizado a partir de ensaio fotográfico produzido entre os anos 2006 a 2008 na favela Abençoada por Deus, comunidade da Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, região periférica do Recife-PE. Este trabalho visa colocar em questão e evidenciar a relação de poder existente entre os edifícios e palafitas, um ensaio baseado nas obras Casa-Grande & Senzala e Sobrados & Mocambos, de Gilberto Freire, sociólogo e cientista político que teve a sensibilidade científica de registrar em seus ensaios a realidade hierárquica brasileira de séculos passados e que se perpetua ate os dias atuais."

FONTE: Texto retirado do blog "Grafiola Comunicação".